Compartilhe essa Dúvida.

Compartilhe esse link nas Redes Sociais

Compartilhar o Artigo
  • Facebook
EntrarCadastrar

Posso Confiar

Posso Confiar Logo Posso Confiar Logo

Posso Confiar Navigation

Procura
Ask A Question

Mobile menu

Close
Ask a Question
  • Sobre Nós
  • Posso Confiar
  • ABCTudo
  • Blog
  • Aposentadoria Especial
Home/ Confiança/Agora em 2020 escrevo na data só 20? Como era até 2019? 19?
On: janeiro 8, 2020 Posted in Confiança Comments: 0 Views: 48

Agora em 2020 escrevo na data só 20? Como era até 2019? 19?

Danillo Leite
Agora em 2020 escrevo na data só 20? Como era até 2019? 19?

Agora em 2020 escrevo na data só 20? Como era até 2019? 19? Em meio aos desejos de um feliz ano novo, uma mensagem tem viralizado nas redes sociais e também via Whatsapp, mencionando à forma de como o ano de 2020 deve ser escrito em documentos públicos e particulares.

Agora em 2020 escrevo na data só 20? Como era até 2019? 19?

Em meio aos desejos de um feliz ano novo, uma mensagem tem viralizado nas redes quanto à forma como o ano de 2020 deve ser escrito em documentos públicos e particulares.

Um dos textos compartilhados diz para as pessoas tomarem cuidado ao identificar o ano apenas com “20”, como de costume, em vez de “2020”. O receio seria de que uma pessoa má intencionada ou de má-fé (acredite elas estão por ai e existem! e se reproduzem… algumas são até médicas… nascem em família boa… bom como saber se a índole horrível já não vem de casa ) acrescente outros 02 (dois) algarismos e mude a data para qualquer outro ano no intervalo de 2000 a 2019.

Apesar de toda prudência ser bem-vinda, para os especialistas, a prática fraudulenta não surtiria benefício a quem a praticasse. Para o oficial substituto do 1.º Cartório de Registro Civil de Bauru, Gustavo Duarte, mesmo não tendo orientação ou norma oficial a respeito, a escrita completa pode servir como cautela. “Vamos dizer que essa seria uma precaução para evitar a má fé. Mas não vejo um embasamento nesse sentido. Nós não vamos deixar de reconhecer firma por estar escrito ’20’, mas sempre orientamos para que se escreva por extenso ou a data completa.”

Vamos dizer que essa seria uma precaução para evitar a má fé. Mas não vejo um embasamento nesse sentido. Nós não vamos deixar de reconhecer firma por estar escrito ’20’, mas sempre orientamos para que se escreva por extenso ou a data completa.”

Contrato Particular

O cuidado até é válido para as pessoas que estão fazendo contratos particulares, aqueles que são firmados entre duas partes e não são formalmente registrados. “Um cobrança indevida de juros, por exemplo. A dívida é para janeiro de 2020 e a pessoa frauda para 2015, cobrando 5 anos de juros”, exemplifica Gustavo.

“Um cobrança indevida de juros, por exemplo. A dívida é para janeiro de 2020 e a pessoa frauda para 2015, cobrando 5 anos de juros”, exemplifica Gustavo.

E o mesmo continua,

“Mas vale lembrar que os contratos particulares não têm validade jurídica quando não registrados e, quando forem registrados, terão o carimbo com a data correta”, completa.

Cheques

O coordenador dos cursos de pós-graduação em Gestão da FIB – Faculdades Integradas de Bauru, professor e profissional do Mercado Financeiro Carlos Henrique Carobino concorda que nenhuma orientação oficial foi emitida à respeito do assunto, mas que os cuidados são os mesmos em toda época de mudança de ano. “Sobre o preenchimento de cheques, em toda virada de ano, a orientação é de que se tome cuidado para não escrever a data do ano anterior, que ele não será pago”, afirma.

“Sobre o preenchimento de cheques, em toda virada de ano, a orientação é de que se tome cuidado para não escrever a data do ano anterior, que ele não será pago”, afirma.

Já sobre a possível fraude, ele lembra que o cheque prescreve em seis meses após a data de emissão, nos termos da Lei do Cheque. “Ou seja, mesmo que alterado o dígito, o cheque será devolvido. E ainda seria colocado ‘fraude’ como motivo, no sistema de compensação”, afirma.

“Ou seja, mesmo que alterado o dígito, o cheque será devolvido. E ainda seria colocado ‘fraude’ como motivo, no sistema de compensação”, afirma.

Federação Brasileira de Bancos (Febraban)

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em algumas instituições financeiras, os cheques já estão sendo emitidos com os dois primeiros algarismos do ano impressos e o cliente é solicitado a preencher apenas os dois últimos algarismos. “No caso dos cheques que não vêm com os dois primeiros números impressos, o recomendando é que o emitente preencha o ano por completo, com os quatro algarismos, e não apenas os dois últimos, apesar de não existir nenhuma determinação que proíba a abreviação”, finaliza o texto.

“No caso dos cheques que não vêm com os dois primeiros números impressos, o recomendando é que o emitente preencha o ano por completo, com os quatro algarismos, e não apenas os dois últimos, apesar de não existir nenhuma determinação que proíba a abreviação”, finaliza o texto.

2020ChequesRedes SociaisWhatsapp
Compartilhar o Artigo
  • Facebook
Danillo Leite

Danillo Leite

Diretor Executivo

Danillo Leite sempre gostei muito de tecnologia e afins. Me esforcei para sempre aprender mais e mais. Quis a vida que eu viesse para MIT e depois Harvard University. A onde me encontrei. Amo aqui, amo este campus e as pessoas. Trabalhar com Marketing tem sido um aprendizado enorme, conhecendo muitas pessoas e trocando muita informação. Hoje conheço, alguns campos do Google, Facebook, Microsoft e outros.

Previous article
Unha Encravada? Você tem? Dói? Inflamou? Quer pôr uma Postiça?
Next article
Atualize todos os drivers necessários para o seu PC com DriverPack Solution

Related Posts

reCAPTCHA ajuda a digitalizar milhões de textos antigos
On: agosto 9, 2021 Comments: 0

reCAPTCHA ajuda a digitalizar milhões de textos antigos

4 dicas para conquistar a confiança do consumidor na internet
On: agosto 9, 2021 Comments: 0

4 dicas para conquistar a confiança do consumidor na internet

Leave a comment
Cancelar resposta

Qual o nome do Abctudo? ( Abctudo )

Sidebar

Posts recentes

  • reCAPTCHA ajuda a digitalizar milhões de textos antigos
  • 4 dicas para conquistar a confiança do consumidor na internet
  • Falar desse Beneficio do INSS é como mexer em um Vespeiro
  • Polícia Federal Investigará Envolvimento Mandetta em Fraudes
  • Ex-ministro Sérgio Moro depõe à Polícia Federal

Procure por Respostas

RSS Notícias Frescas da Internet

Menu Rápido

  • Posso Confiar
  • Sobre Nós
  • Blog

Follow

Stats

  • Dúvidas 840
  • Respostas 938
  • Posts 12
  • Comentário 1
  • Melhores Respostas 18
  • Usuários 50

Tipos de Dúvidas

Saúde
Vida
Internet
Direito
Ensino
Esportes
Viagens
Marketing Digital
Segurança
Pessoal
Compras
Marketing
Casa e Construção
Celular
Videos
Futebol

Footer

Hospedado e monitorado IT9 - ABCtudo Todos os direitos reservados.

Inserir/editar link

Insira o URL de destino

Ou apontar para um conteúdo existente

    Nenhum termo de busca especificado. Exibindo os mais recentes. Pesquise ou use as teclas seta para cima/baixo para selecionar um item.