Como sabemos, a educação do Brasil não é das melhores. E qual é o motivo disso ? Incompetência dos professores que não sabem lecionar direito, dos próprios alunos que não prestam atenção na aula, ou do governo que não faz nada para melhorar a educação ?
ALiBaS_706
Acho que a resposta para essa questão é mais complexa do que se pode imaginar. Pois eu estaria sendo hipócrita dizendo que apenas um lado é certo e outro errado, sendo que esse é um problema que vem não só do país, mas também como da família, da escola, da cultura e tudo mais. Vou dizer minha sincera opinião sobre tudo isso, por mais complexo que seja.
O primeiro ponto para a educação do país ser ruim, se deve ao fato da cultura do Brasil favorecer quem não se esforça. Nas escolas por exemplo, pessoas que costumam não fazer nada, ser bagunceira e até mesmo fazer bullying com outras pessoas são consideradas pessoas populares, descoladas, os “bam-bam”, etc… Enquanto que pessoas que são mais reservadas, ou que estão realmente se esforçando para estudar são consideradas nerds, cdf, toscas, esquisitas e infelizmente acabam sendo motivo de chacota, isoladas das outras pessoas e até mesmo sofrendo bullying dos outros por causa disso.
Outro ponto importante também se dá ao fato da educação ser uma área de pouco investimento e também pouco valor no Brasil. Não é incomum vermos o governo tirando investimentos da Educação para investir em outras áreas que as vezes até mesmo é menos importante que a própria Educação, como no caso em que o Bolsonaro cortou verba da Educação para quitar as dívidas das igrejas(não me levem a mal cristãos, eu também vou na igreja e tudo mais, mas convenhamos, é um absurdo você tirar recursos das escolas para quitar dívidas dos outros apenas por ser “de deus”). E com poucos recursos, vemos poucas ferramentas para se aproveitar na escola, deixando as aulas menos dinâmicas e mais chatas e sistemáticas, fazendo com que os alunos percam interesse pelas aulas e interesse pelos estudos, e ao mesmo tempo os poucos recursos acabam diminuindo o salário dos professores, gerando pouco retorno para os mesmos, fazendo com que não valha a pena o estresse que você tem em ter que cuidar e ensinar mais de 35 alunos, e ainda você é cobrado por isso pela diretoria, pelos pais e pelo próprio país, tudo isso por uma merreca.
E finalmente o último ponto, e o menos importante(já que esse ponto acaba sendo consequência dos outros motivos), são as próprias pessoas que estudam e dão aula. È raro ver um aluno que vai pra escola justamente para estudar, a maioria vai com a mentalidade de que vai apenas bagunçar, ou fazer palhaçada, e quase não faz nada na sala de aula, e ainda por cima passa de ano e tira boas notas do mesmo jeito. E do outro lado, temos professores que não estão nem aí se o aluno está aprendendo ou não, e acaba apenas passando um monte de texto na lousa, da seu visto para as pessoas no caderno se copiou ou não, e da uma nota boa. Ou seja, o ensino nada mais é do que passar textos e copiar, sem nenhuma dinâmica e nenhuma aula em si, apenas uma “aula de ditação de texto”.
Enfim, essa é a minha opinião sobre a situação da Educação do Brasil, não precisam tomar isso como verdade(apesar de que a maioria das coisas que eu falei eu digo por experiência própria e embasamentos reais).
Thunay
Existem muitos motivos para a educação no Brasil ser péssima, são tantos motivos que eu ficaria o dia inteiro mencionando eles ashauhsuahs
Mas o problema está em todos: Alunos, professores e as próprias escolas. È preciso melhorar a mentalidade do país em si se quiserem resolver esse problema.
Algusta_Maria_953
Acho que todos estão errados. O Professor que chega lá sem vontade nenhuma de dar aula, os alunos que já querem bagunçar também, e o governo que não investe em educação.