Diante da pandemia do coronavírus, muitos cidadãos tentam se proteger com a ajuda das máscaras. No entanto, as máscaras cirúrgicas, as “FFP2”, as descartáveis, as reutilizáveis, nem sempre são fáceis de serem encontradas, e sobretudo, encontrá-las com uma entrega rápida e com um bom preço. Nós te orientamos, enquanto acompanhamos o aumento dos preços, e mostramos para você os melhores produtos, para que assim evite produtos fora de estoque ou preços abusivos.
As máscaras descartáveis FFP2
Máscaras FFP2 pelo melhor preço
Aqui está uma seleção de máscaras do tipo FFP2 nas normas europeias (ou N95 nas normais americanas e KN95 nas normas chinesas). É dito que estas máscaras oferecem o nível de proteção mais recomendado contra o coronavírus. As ofertas são selecionadas de acordo com o custo-benefício e o tempo de entrega.
Quanto tempo dura uma máscara FFP2?
As máscaras descartáveis FFP2 (também chamadas de máscaras “bico de pato”) tem validade de 8 horas. Elas devem estar perfeitamente colocadas ao redor do nariz e cobrindo bem o queixo, para que todo o ar que entrar seja filtrado, o que nem sempre é algo óbvio para as pessoas (ainda mais se tratando de uma máscara cirúrgica).
Importante: toda máscara deve ser descartada após seu uso, mesmo que tenha sido utilizada menos do que sua validade de 8 horas. Nunca utilize uma máscara descartável que já tenha sido usada!
Máscaras cirúrgicas pelo melhor preço
Aqui estão os lotes de máscaras cirúrgicas por um bom preço e com os melhores prazos de entrega no momento:
As máscaras cirúrgicas são eficazes contra o coronavírus?
As máscaras cirúrgicas (ou “máscaras 3 dobras”) costumam ter opiniões contraditórias quanto a sua recomendação na prevenção do coronavírus. Sabe-se que, ao contrário das máscaras FFP2, que filtram nas duas direções, uma máscara cirúrgica é projetada para filtrar o ar da expiração e não da inspiração.
Por isso, as máscaras cirúrgicas são frequentemente recomendadas às pessoas já infectadas pelo vírus, a fim de impedir que possíveis gotículas de saliva contaminadas sejam expelidas. Elas também servem para as pessoas que acreditam estarem infectadas ou que recentemente entraram em contato com uma pessoa infectada pelo coronavírus.
Por outro lado, se você é uma pessoa saudável que deseja se proteger do coronavírus, o mais recomendado é usar as máscaras de proteção do tipo FFP2, disponíveis acima.
Durabilidade de uma máscara cirúrgica
As máscaras cirúrgicas podem ser usadas por no máximo 3 horas seguidas. Elas não são laváveis nem reutilizáveis, e como as máscaras FFP2, qualquer máscara cirúrgica deve ser descartada após seu uso, mesmo que tenha sido usada por menos de 3 horas.
As máscaras FFP2 reutilizáveis
Oferecendo o nível de proteção mais indicado contra o coronavírus, uma vez que seus cartuchos contêm filtros FFP2, estas máscaras respiratórias com cartuchos filtrantes são laváveis, reutilizáveis e se encaixam perfeitamente no formato do rosto, garantindo que todo o ar seja bem filtrado (ao contrário das máscaras FFP2 descartáveis, onde este é um dos principais pontos fracos).
Máscara reutilizável com o melhor custo-benefício
Aqui está a nossa seleção de máscaras reutilizáveis, que já é entregue pronta para ser usada, ou seja, com 2 cartuchos e 2 filtros.
Observe, no entanto, que os filtros fornecidos com esses modelos não são certificados como FFP2, portanto, é recomendável comprar filtros adicionais que sejam (caso queira ter uma máscara reutilizável com o nível de proteção FFP2). Os cartuchos desta máscara são padronizados, então você pode usar os filtros 3M 5N11, que estão disponíveis por um preço mais em conta, uma vez que eles são perfeitamente compatíveis com esta máscara.
Os filtros de reposição para
É recomendável adquiri-los com antecedência, pois eles terão que ser trocados quando expirarem. Aqui estão os filtros adaptados às máscaras apresentadas acima:
Quanto tempo duram os filtros dos cartuchos?
Os filtros dos cartuchos das máscaras reutilizáveis oferecem proteção que varia de 20 horas, se você a usar para trabalhos onde há muita poeira, até várias semanas caso use para se proteger de um vírus, isto é, não estando exposto a um ambiente particularmente empoeirado, como por exemplo, ao andar pela a cidade ou utilizando o transporte público.
Muitos usuários inclusive afirmam que seus filtros duram vários meses, mas como não se trata do cheiro de poeira ou de tinta, e sim de um vírus, preferimos ser mais cautelosos quanto a isso.
Como saber quando os filtros precisam ser trocados?
Observar uma resistência do ar quando você inspira, ou seja, quando a inspiração começa a ficar mais difícil, é o indicador para saber quando trocar os filtros dos cartuchos. Porque apesar da máscara ser lavável e reutilizável, os filtros devem ser trocados periodicamente (mas não os cartuchos).
Esta resistência do ar se deve ao fato de que os filtros estão carregados de partículas. Portanto, devem ser substituídos por novos filtros, para que você possa permanecer bem protegido e manter a respiração confortável através da máscara.
Note que os filtros devem ser substituídos uma vez que sejam usados, mas os cartuchos não.
Quando e como limpar minha máscara reutilizável?
É aconselhável limpar a máscara cuidadosamente após cada saída. O ideal é usar luvas descartáveis durante este processo (se você não as tiver, poderá encontrá-las mais abaixo neste artigo). De todo modo, as mãos devem ser lavadas cuidadosamente antes e após a limpeza da máscara. Ao trocar os filtros, aproveite a oportunidade para limpar o interior de cada cartucho, pois essa área só é acessível enquanto está sem eles.
A melhor forma de limpar uma máscara reutilizável é utilizando compressas desinfetantes (pequenos lenços) contendo álcool 70% ou mais, como estes abaixo:
Qual a diferença em relação as máscaras de gás?
As máscaras respiratórias com cartuchos de filtros geralmente são confundidas com as máscaras de gás, devido a um equívoco por conta dos nomes e por causa de suas impressionantes semelhanças visuais.
Mas as “verdadeiras” máscaras de gás são os modelos chamados “completos” ou “integrais”, que diferentemente das semifaciais, também protegerão os olhos, além da área nariz-boca-queixo, com a ajuda de uma viseira.
Elas também são equipadas com cartuchos do tipo ABEK, especialmente projetados para gases (e não para partículas, das quais os vírus fazem parte) com nível de proteção FFP3. Alguns modelos muito sofisticados até usam cartuchos de oxigênio para poder respirar enquanto são completamente isolados do ar ambiente.
Embora seja a proteção mais abrangente que existe, é inútil investir em uma máscara de gás. Ela é muito pesada, além de ser cara (assim como seus cartuchos), sua compra só é justificada em caso de ataque de gás mortal. No entanto, no contexto de um vírus como o Covid-19 e, embora esteticamente menos discretas do que as máscaras descartáveis, as máscaras respiratórias com cartuchos de filtros são uma excelente solução.
As máscaras de pano reutilizáveis (filtros de carvão ativado PM2.5)
Elas são eficazes contra o coronavírus?
Cuidado com as máscaras de pano reutilizáveis que usam filtros de carvão ativado nos quais está escrito “PM2.5“. Tentadoras por serem muito econômicas, essas máscaras são eficazes contra a poeira, mas de jeito nenhum contra os vírus!
Apesar disso, existem diversos catálogos de produtos que tentam vender estes itens como produtos antivirais, às vezes até escrevendo “FFP2”, “N95” ou “KN95” no título ou na descrição do anúncio.
Filtragem insuficiente e problemas ao limpar
Na realidade, essas máscaras não te fornecerão uma proteção melhor do que as máscaras cirúrgicas simples. Então podemos fazer a pergunta: elas podem substituir as máscaras cirúrgicas? A resposta é não, pois os filtros dessas máscaras podem ser facilmente trocados, já a máscara PM2.5 de carvão ativado, por outro lado, é difícil ou até mesmo impossível de limpar (ao contrário das máscaras reutilizáveis FFP2 projetadas para esta finalidade).
E mesmo que os vendedores indiquem que elas são laváveis, o álcool 70% necessário para sua desinfecção acaba as deteriorando, e elas ultrapassam um limite no qual o nível de filtragem começa a ser alterado sem que seja possível detectá-lo.
Portanto, esses produtos apresentam um evidente problema de segurança e é por isso que, embora ofereçam um nível de proteção semelhante, a máscara cirúrgica descartável é a preferida.
Por fim, para evitar qualquer confusão: não é porque um produto indica “PM2.5” no título ou na descrição de sua página que ele é ruim ou ineficaz contra o coronavírus. As máscaras do FFP2, por exemplo, filtram os vírus e também os PM2.5, que na verdade são simplesmente… poeira. Diferente destas, as máscaras de tecido reutilizáveis filtram apenas o PM2.5.
A questão das normas das máscaras de proteção
O que significa FFP1, FFP2 et FFP3 ?
As máscaras são classificadas com 3 níveis de proteção, de acordo com as normas europeias EN 149-2001 e A1: 2009. O nível FFP1 é o das máscaras cirúrgicas. Para o Covid-19, o nível mínimo mais recomendado para proteção é o FFP2. As máscaras FFP2 filtram pelo menos 94% das partículas em suspensão e o FFP3 99%. FFP significa “Filtering Facepiece Particles” (peça facial de filtragem de partículas).
E o que quer dizer KN95 e N95 ?
Você também pode ver nas descrições dessas máscaras de proteção o termo N95. Trata-se das normas americanas 42 CFR 84 do NIOSH, assim como o nível KN95, que corresponde aos padrões chineses GB 2626-2006.
As máscaras N95 e KN95 filtram 95% das partículas em suspensão e, portanto, são equivalentes ao FFP2 (na verdade filtram 1% a mais que o FFP2, que filtra 94%).
Além de usar uma máscara, como posso me proteger?
Usar luvas descartáveis
Se a via respiratória é uma das duas formas de transmissão do coronavírus, lembre-se de que tocar uma superfície infectada e depois as regiões mucosas do rosto (olhos, nariz ou boca) é a outra. Para evitar que o vírus não fique na mão, uma vez que inevitavelmente acabará sendo carregado para as áreas da face (a qual tocamos muitas vezes sem sequer perceber), a melhor maneira é usar luvas descartáveis.
Uma vez jogadas fora, depois de um trajeto de metrô ou após fazer compras em uma loja, por exemplo, a mão pode entrar novamente em contato com o rosto sem o risco da pessoa ser contaminada.
Aqui está a nossa seleção de luvas descartáveis:
Os óculos de proteção: evitar a contaminação pelos olhos
Usar uma máscara de FFP2 ajuda a evitar que gotículas minúsculas de saliva contaminadas, potencialmente presentes no ar inspirado, entrem em contato com as membranas mucosas do nariz ou da boca. Mas você sabia que o risco de ser infectado é exatamente o mesmo se elas entrarem em contato com os olhos?
Para protegê-los, existem duas soluções: usar uma máscara reutilizável completa (ou integral), ou seja, que tenha uma viseira que proteja os olhos, como os modelos apresentados acima neste artigo, ou usar óculos de proteção em complemento com a máscara semifacial descartável ou reutilizável. Nesse contexto específico, os óculos de proteção também devem proteger as áreas laterais dos olhos, o que não é o caso de todos os modelos de óculos de segurança ou de proteção.
Aqui estão os óculos de proteção adequados (que também protegem os lados dos olhos). Se você já usa óculos, note que estes modelos bastante amplos conseguem envolvê-los completamente. Portanto, você não sentirá nenhum desconforto, pois os dois óculos poderão ser usados ao mesmo tempo sem problemas.
Álcool em gel
Além de usar uma máscara, é recomendável lavar as mãos regularmente e com cuidado, por pelo menos 40 segundos, com água morna e sabão, enfatizando os polegares, muitas vezes esquecidos, e as áreas entre os dedos.
Se você não tiver um local para lavar as mãos por perto, use um álcool em gel antibacteriano como os abaixo:
Como tirar e colocar sua máscara adequadamente?
Colocar uma máscara descartável adequadamente (cirúrgica ou FFP2)
máscara cirúrgicaAntes de colocar a máscara, lave bem as mãos (água morna + sabão) e verifique se a máscara não apresenta quaisquer defeitos ou rasgos. A parte rígida, geralmente composta por uma pequena barra de metal, deve ser posicionada ao redor do nariz e não do queixo. Caso contrário, sua máscara ficará de cabeça para baixo, ou seja, será ineficaz.
As máscaras FFP2 e as cirúrgicas possuem de uma a duas alças elásticas. O primeiro caso é a presença de duas alças elásticas para pendurar nas orelhas (modelos mais comuns), o segundo caso, duas alças elásticas, uma das quais deve ser passada atrás da cabeça e a outra atrás da nuca, e o terceiro caso, um único laço elástico que é passado por trás da cabeça.
Finalmente, algumas máscaras cirúrgicas apresentam dois laços não elásticos que você precisará amarrar um atrás da cabeça e o outro atrás da nuca.
Uma vez que a máscara esteja posicionada e presa corretamente, aperte com os dedos indicadores e polegares a pequena parte rígida ao redor do nariz. Isso deve virá-la em torno da borda do nariz e permitir que a máscara sirva melhor no formato do seu rosto.
Por fim, ajuste sua máscara. Certifique-se de que a parte superior da máscara cubra completamente o nariz e fique levemente abaixo dos olhos, e que a parte inferior da máscara cubra todo o queixo. No que diz respeito às máscaras cirúrgicas, esse ajuste sob o queixo deve ser realizado esticando a máscara, sendo que isto pode ser feito desdobrando as três dobras.
Para as máscaras cirúrgicas, se tiverem lados de cores diferentes, o lado azul sempre deve ficar pro lado de fora e o lado branco em contato com o rosto.
Retirando uma máscara descartável adequadamente
Nem sempre é dito e nem sempre pensamos nisso, mas garantir que a máscara seja removida da maneira adequada é tão importante quanto aprender a colocá-la corretamente!
Toque apenas nos elásticos (ou amarras) e nunca a própria máscara, especialmente a face externa, ou seja, a que não estava em contato direto com a boca. Caso contrário, se sua máscara interrompeu o vírus, parando-o em sua superfície, você ainda pode se infectar tocando na área contaminada e depois no seu rosto.
Tire sua máscara ao lado da lixeira onde planeja descartá-la, desta forma evita segurar ela até conseguir jogar fora. Não jogue diretamente na lixeira, coloque-a em um saco plástico, amarre este saco e jogue tudo na lata de lixo.
Então, lave bem as mãos, pelo menos 40 segundos, com água morna e sabão.
Colocar e tirar uma máscara reutilizável adequadamente
Certas recomendações fornecidas acima para máscaras descartáveis também se aplicam a máscaras reutilizáveis. Então, é importante não entrar em contato com a zona externa da máscara, deve-se tomar o cuidado de tocar apenas nas suas alças. Por outro lado, no que diz respeito ao posicionamento da máscara, esses modelos têm a vantagem de se posicionar bem ao redor do nariz e do queixo, facilitando uma boa hermeticidade do ar.
Contudo, é bom tomar cuidado para ajustar suas alças perfeitamente, de modo que elas não fiquem muito apertadas nem muito frouxas e, assim, garantam que a máscara possa desempenhar seu papel enquanto permanece confortável.
Podemos fazer nossas próprias máscaras (ou comprar máscaras caseiras)?
Com o aumento dos preços das máscaras FFP2 e até das máscaras cirúrgicas, muitos se perguntam se é possível fazer suas próprias máscaras. Mas mesmo que a caseira seja em princípio boa, é impossível fazer por conta própria uma máscara antivírus confiável.
O nível de proteção do FFP2 é realmente muito exigente e, ao menos que você disponha de equipamentos de ponta na tecnologia médica e um laboratório de testes em casa, será impossível produzir uma máscara que atenda aos critérios deste padrão.
E isto acontece por causa disto: o ar deve poder circular o suficiente para permitir que você respire, mas sem permitir a passagem de pequenas partículas como os vírus. Portanto, é muito mais que um simples tecido, ou outro material disponível no mercado, colocado na frente do nariz ou da boca após ser cortado e preso com duas faixas elásticas!
Para projetar máscaras de filtro, os fabricantes usam materiais muito específicos não disponíveis no mercado, modificam-nos para fazer filtros e os sobrepõem em várias camadas da maneira correta, para que todo o ar que passar pela máscara seja bem filtrado.
As máscaras são então testadas com vírus reais, o que novamente exige equipamentos de ponta, experiência, e instalações com normas e equipamentos de proteção adequados.
Estas máscaras caseiras, dão apenas um “sentimento de proteção“, podendo te comprometer, uma vez na verdade não podem protegê-lo contra o coronavírus. Podem inclusive ser menos eficazes do que uma máscara cirúrgica que, embora filtre menos que uma máscara FFP2 (nível mínimo de proteção para proteger contra o coronavírus), já atende a um nível de filtragem complexo suficiente para serem, tal como as máscaras FFP2, impossível de se projetar em casa, assim como qualquer produto com uma eficácia equivalente.
A barba é compatível com o uso de uma máscara?
Amigos barbudos, atenção! Na maioria dos casos (dependendo do formato da sua barba), será melhor raspar temporariamente sua barba se você for usar máscaras, enquanto a pandemia estiver ocorrendo, para garantir uma perfeita hermeticidade entre a máscara e a pele, caso contrário, o ar não filtrado pode contornar a máscara e gerar um risco de contaminação.
Algumas pessoas afirmam que os cabelos podem obstruir a válvula respiratória das máscaras que são fornecidas, mas na verdade o fato de haver uma área não hermética, devido aos cabelos presentes entre a máscara e a pele, que é realmente um problema.
Mas nem todos os homens barbudos estão no mesmo barco. Neste sentido, certos estilos de barba, bigode e real, permanecem compatíveis com o uso de uma máscara.
Em geral, qualquer pelo facial que possa entrar completamente na máscara sem excedê-la não apresentará nenhum risco em particular. Em outras palavras, as barbas que apresentam risco são aquelas cujos pelos entram em contato com as bordas da máscara.
Esta recomendação vem do CDC, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. E não foi dada por causa do coronavírus, mas antes (em 2017). Alguns sites de notícias franceses, por mais conhecidos que sejam, afirmam que a barba é compatível com o uso de máscara. Mas isto não é verdade, esta recomendação do CDC é totalmente válida, indiferente do motivo pelo qual está usando a máscara.
Como uma imagem é melhor que um longo discurso, aqui está o infográfico em questão do CDC, mostrando quais barbas são compatíveis ou não com o uso da máscara:
barba é compatível máscara
Avisos úteis sobre o coronavírus
Quando e como surgiu o coronavírus?
O coronavírus surgiu na China em dezembro de 2019 e foi oficialmente chamado de 2019-nCoV e, em seguida, de Covid-19. É o primeiro a ser contraído e depois transmitido entre animais. Cientistas suspeitam que o morcego seja o primeiro portador deste vírus, o qual teria contaminado o pangolim, um animal em risco de extinção.
Mas se a hipótese do morcego parece cada vez mais comprovada, a do pangolim é cada vez menor, no entanto, existe necessariamente um elo na cadeia de contaminação entre o morcego e o homem, o qual ainda precisa ser determinado corretamente.
Como o coronavírus é transmitido?
Uma vez que um ser humano é contaminado, o vírus é transmitido a outros seres humanos por via respiratória ou contato físico, mais especificamente através de gotículas de saliva, por menores que sejam. Este é o motivo pelo qual as máscaras são tão importantes no caso do coronavírus e tão essenciais para as pessoas infectadas.
Mas há outro modo de contaminação: o fato de tocar seus olhos, nariz ou boca depois de tocar em uma superfície contaminada (maçaneta da porta, telefone celular, teclado de computador, dinheiro, documentos, etc.).
O vírus pode sobreviver apenas algumas horas nessas superfícies fora do corpo. Você não precisa ter medo de receber, por exemplo, uma encomenda que entrou em contato com o vírus. Por outro lado, se uma pessoa infectada acabou de tocar uma superfície e em seguida você a toca, existe um risco, pois tocamos nossos rostos frequentemente e muitas vezes sem nem percebermos isso.
Quais são os sintomas do coronavírus?
A OMS estima que o período de incubação do coronavírus está entre um e oito dias. Os principais sintomas são:
Febre;
Tosse constante;
Dores musculares;
Dificuldade para respirar (nos casos mais graves);
Conjuntivite.
Depende de que tipo de mascara voce esta procurando se for uma simples em algumas farmacias voce consegue encontrar, mas se for algo mais especial tem que ir em lojas especializadas.
Olá. Você consegue comprar essas máscaras em qualquer farmácia de sua cidade, elas custam em torno de 10 a 20 reais. Caso não encontre lá, você pode encontrar também comprando pela internet ou até pessoas que vendem máscaras caseiras personalizadas.
Diante da pandemia do coronavírus, muitos cidadãos tentam se proteger com a ajuda das máscaras. No entanto, as máscaras cirúrgicas, as “FFP2”, as descartáveis, as reutilizáveis, nem sempre são fáceis de serem encontradas, e sobretudo, encontrá-las com uma entrega rápida e com um bom preço. Nós te orientamos, enquanto acompanhamos o aumento dos preços, e mostramos para você os melhores produtos, para que assim evite produtos fora de estoque ou preços abusivos.
As máscaras descartáveis FFP2
Máscaras FFP2 pelo melhor preço
Aqui está uma seleção de máscaras do tipo FFP2 nas normas europeias (ou N95 nas normais americanas e KN95 nas normas chinesas). É dito que estas máscaras oferecem o nível de proteção mais recomendado contra o coronavírus. As ofertas são selecionadas de acordo com o custo-benefício e o tempo de entrega.
Quanto tempo dura uma máscara FFP2?
As máscaras descartáveis FFP2 (também chamadas de máscaras “bico de pato”) tem validade de 8 horas. Elas devem estar perfeitamente colocadas ao redor do nariz e cobrindo bem o queixo, para que todo o ar que entrar seja filtrado, o que nem sempre é algo óbvio para as pessoas (ainda mais se tratando de uma máscara cirúrgica).
Importante: toda máscara deve ser descartada após seu uso, mesmo que tenha sido utilizada menos do que sua validade de 8 horas. Nunca utilize uma máscara descartável que já tenha sido usada!
Máscaras cirúrgicas pelo melhor preço
Aqui estão os lotes de máscaras cirúrgicas por um bom preço e com os melhores prazos de entrega no momento:
As máscaras cirúrgicas são eficazes contra o coronavírus?
As máscaras cirúrgicas (ou “máscaras 3 dobras”) costumam ter opiniões contraditórias quanto a sua recomendação na prevenção do coronavírus. Sabe-se que, ao contrário das máscaras FFP2, que filtram nas duas direções, uma máscara cirúrgica é projetada para filtrar o ar da expiração e não da inspiração.
Por isso, as máscaras cirúrgicas são frequentemente recomendadas às pessoas já infectadas pelo vírus, a fim de impedir que possíveis gotículas de saliva contaminadas sejam expelidas. Elas também servem para as pessoas que acreditam estarem infectadas ou que recentemente entraram em contato com uma pessoa infectada pelo coronavírus.
Por outro lado, se você é uma pessoa saudável que deseja se proteger do coronavírus, o mais recomendado é usar as máscaras de proteção do tipo FFP2, disponíveis acima.
Durabilidade de uma máscara cirúrgica
As máscaras cirúrgicas podem ser usadas por no máximo 3 horas seguidas. Elas não são laváveis nem reutilizáveis, e como as máscaras FFP2, qualquer máscara cirúrgica deve ser descartada após seu uso, mesmo que tenha sido usada por menos de 3 horas.
As máscaras FFP2 reutilizáveis
Oferecendo o nível de proteção mais indicado contra o coronavírus, uma vez que seus cartuchos contêm filtros FFP2, estas máscaras respiratórias com cartuchos filtrantes são laváveis, reutilizáveis e se encaixam perfeitamente no formato do rosto, garantindo que todo o ar seja bem filtrado (ao contrário das máscaras FFP2 descartáveis, onde este é um dos principais pontos fracos).
Máscara reutilizável com o melhor custo-benefício
Aqui está a nossa seleção de máscaras reutilizáveis, que já é entregue pronta para ser usada, ou seja, com 2 cartuchos e 2 filtros.
Observe, no entanto, que os filtros fornecidos com esses modelos não são certificados como FFP2, portanto, é recomendável comprar filtros adicionais que sejam (caso queira ter uma máscara reutilizável com o nível de proteção FFP2). Os cartuchos desta máscara são padronizados, então você pode usar os filtros 3M 5N11, que estão disponíveis por um preço mais em conta, uma vez que eles são perfeitamente compatíveis com esta máscara.
Os filtros de reposição para
É recomendável adquiri-los com antecedência, pois eles terão que ser trocados quando expirarem. Aqui estão os filtros adaptados às máscaras apresentadas acima:
Quanto tempo duram os filtros dos cartuchos?
Os filtros dos cartuchos das máscaras reutilizáveis oferecem proteção que varia de 20 horas, se você a usar para trabalhos onde há muita poeira, até várias semanas caso use para se proteger de um vírus, isto é, não estando exposto a um ambiente particularmente empoeirado, como por exemplo, ao andar pela a cidade ou utilizando o transporte público.
Muitos usuários inclusive afirmam que seus filtros duram vários meses, mas como não se trata do cheiro de poeira ou de tinta, e sim de um vírus, preferimos ser mais cautelosos quanto a isso.
Como saber quando os filtros precisam ser trocados?
Observar uma resistência do ar quando você inspira, ou seja, quando a inspiração começa a ficar mais difícil, é o indicador para saber quando trocar os filtros dos cartuchos. Porque apesar da máscara ser lavável e reutilizável, os filtros devem ser trocados periodicamente (mas não os cartuchos).
Esta resistência do ar se deve ao fato de que os filtros estão carregados de partículas. Portanto, devem ser substituídos por novos filtros, para que você possa permanecer bem protegido e manter a respiração confortável através da máscara.
Note que os filtros devem ser substituídos uma vez que sejam usados, mas os cartuchos não.
Quando e como limpar minha máscara reutilizável?
É aconselhável limpar a máscara cuidadosamente após cada saída. O ideal é usar luvas descartáveis durante este processo (se você não as tiver, poderá encontrá-las mais abaixo neste artigo). De todo modo, as mãos devem ser lavadas cuidadosamente antes e após a limpeza da máscara. Ao trocar os filtros, aproveite a oportunidade para limpar o interior de cada cartucho, pois essa área só é acessível enquanto está sem eles.
A melhor forma de limpar uma máscara reutilizável é utilizando compressas desinfetantes (pequenos lenços) contendo álcool 70% ou mais, como estes abaixo:
Qual a diferença em relação as máscaras de gás?
As máscaras respiratórias com cartuchos de filtros geralmente são confundidas com as máscaras de gás, devido a um equívoco por conta dos nomes e por causa de suas impressionantes semelhanças visuais.
Mas as “verdadeiras” máscaras de gás são os modelos chamados “completos” ou “integrais”, que diferentemente das semifaciais, também protegerão os olhos, além da área nariz-boca-queixo, com a ajuda de uma viseira.
Elas também são equipadas com cartuchos do tipo ABEK, especialmente projetados para gases (e não para partículas, das quais os vírus fazem parte) com nível de proteção FFP3. Alguns modelos muito sofisticados até usam cartuchos de oxigênio para poder respirar enquanto são completamente isolados do ar ambiente.
Embora seja a proteção mais abrangente que existe, é inútil investir em uma máscara de gás. Ela é muito pesada, além de ser cara (assim como seus cartuchos), sua compra só é justificada em caso de ataque de gás mortal. No entanto, no contexto de um vírus como o Covid-19 e, embora esteticamente menos discretas do que as máscaras descartáveis, as máscaras respiratórias com cartuchos de filtros são uma excelente solução.
As máscaras de pano reutilizáveis (filtros de carvão ativado PM2.5)
Elas são eficazes contra o coronavírus?
Cuidado com as máscaras de pano reutilizáveis que usam filtros de carvão ativado nos quais está escrito “PM2.5“. Tentadoras por serem muito econômicas, essas máscaras são eficazes contra a poeira, mas de jeito nenhum contra os vírus!
Apesar disso, existem diversos catálogos de produtos que tentam vender estes itens como produtos antivirais, às vezes até escrevendo “FFP2”, “N95” ou “KN95” no título ou na descrição do anúncio.
Filtragem insuficiente e problemas ao limpar
Na realidade, essas máscaras não te fornecerão uma proteção melhor do que as máscaras cirúrgicas simples. Então podemos fazer a pergunta: elas podem substituir as máscaras cirúrgicas? A resposta é não, pois os filtros dessas máscaras podem ser facilmente trocados, já a máscara PM2.5 de carvão ativado, por outro lado, é difícil ou até mesmo impossível de limpar (ao contrário das máscaras reutilizáveis FFP2 projetadas para esta finalidade).
E mesmo que os vendedores indiquem que elas são laváveis, o álcool 70% necessário para sua desinfecção acaba as deteriorando, e elas ultrapassam um limite no qual o nível de filtragem começa a ser alterado sem que seja possível detectá-lo.
Portanto, esses produtos apresentam um evidente problema de segurança e é por isso que, embora ofereçam um nível de proteção semelhante, a máscara cirúrgica descartável é a preferida.
Por fim, para evitar qualquer confusão: não é porque um produto indica “PM2.5” no título ou na descrição de sua página que ele é ruim ou ineficaz contra o coronavírus. As máscaras do FFP2, por exemplo, filtram os vírus e também os PM2.5, que na verdade são simplesmente… poeira. Diferente destas, as máscaras de tecido reutilizáveis filtram apenas o PM2.5.
A questão das normas das máscaras de proteção
O que significa FFP1, FFP2 et FFP3 ?
As máscaras são classificadas com 3 níveis de proteção, de acordo com as normas europeias EN 149-2001 e A1: 2009. O nível FFP1 é o das máscaras cirúrgicas. Para o Covid-19, o nível mínimo mais recomendado para proteção é o FFP2. As máscaras FFP2 filtram pelo menos 94% das partículas em suspensão e o FFP3 99%. FFP significa “Filtering Facepiece Particles” (peça facial de filtragem de partículas).
E o que quer dizer KN95 e N95 ?
Você também pode ver nas descrições dessas máscaras de proteção o termo N95. Trata-se das normas americanas 42 CFR 84 do NIOSH, assim como o nível KN95, que corresponde aos padrões chineses GB 2626-2006.
As máscaras N95 e KN95 filtram 95% das partículas em suspensão e, portanto, são equivalentes ao FFP2 (na verdade filtram 1% a mais que o FFP2, que filtra 94%).
Além de usar uma máscara, como posso me proteger?
Usar luvas descartáveis
Se a via respiratória é uma das duas formas de transmissão do coronavírus, lembre-se de que tocar uma superfície infectada e depois as regiões mucosas do rosto (olhos, nariz ou boca) é a outra. Para evitar que o vírus não fique na mão, uma vez que inevitavelmente acabará sendo carregado para as áreas da face (a qual tocamos muitas vezes sem sequer perceber), a melhor maneira é usar luvas descartáveis.
Uma vez jogadas fora, depois de um trajeto de metrô ou após fazer compras em uma loja, por exemplo, a mão pode entrar novamente em contato com o rosto sem o risco da pessoa ser contaminada.
Aqui está a nossa seleção de luvas descartáveis:
Os óculos de proteção: evitar a contaminação pelos olhos
Usar uma máscara de FFP2 ajuda a evitar que gotículas minúsculas de saliva contaminadas, potencialmente presentes no ar inspirado, entrem em contato com as membranas mucosas do nariz ou da boca. Mas você sabia que o risco de ser infectado é exatamente o mesmo se elas entrarem em contato com os olhos?
Para protegê-los, existem duas soluções: usar uma máscara reutilizável completa (ou integral), ou seja, que tenha uma viseira que proteja os olhos, como os modelos apresentados acima neste artigo, ou usar óculos de proteção em complemento com a máscara semifacial descartável ou reutilizável. Nesse contexto específico, os óculos de proteção também devem proteger as áreas laterais dos olhos, o que não é o caso de todos os modelos de óculos de segurança ou de proteção.
Aqui estão os óculos de proteção adequados (que também protegem os lados dos olhos). Se você já usa óculos, note que estes modelos bastante amplos conseguem envolvê-los completamente. Portanto, você não sentirá nenhum desconforto, pois os dois óculos poderão ser usados ao mesmo tempo sem problemas.
Álcool em gel
Além de usar uma máscara, é recomendável lavar as mãos regularmente e com cuidado, por pelo menos 40 segundos, com água morna e sabão, enfatizando os polegares, muitas vezes esquecidos, e as áreas entre os dedos.
Se você não tiver um local para lavar as mãos por perto, use um álcool em gel antibacteriano como os abaixo:
Como tirar e colocar sua máscara adequadamente?
Colocar uma máscara descartável adequadamente (cirúrgica ou FFP2)
máscara cirúrgicaAntes de colocar a máscara, lave bem as mãos (água morna + sabão) e verifique se a máscara não apresenta quaisquer defeitos ou rasgos. A parte rígida, geralmente composta por uma pequena barra de metal, deve ser posicionada ao redor do nariz e não do queixo. Caso contrário, sua máscara ficará de cabeça para baixo, ou seja, será ineficaz.
As máscaras FFP2 e as cirúrgicas possuem de uma a duas alças elásticas. O primeiro caso é a presença de duas alças elásticas para pendurar nas orelhas (modelos mais comuns), o segundo caso, duas alças elásticas, uma das quais deve ser passada atrás da cabeça e a outra atrás da nuca, e o terceiro caso, um único laço elástico que é passado por trás da cabeça.
Finalmente, algumas máscaras cirúrgicas apresentam dois laços não elásticos que você precisará amarrar um atrás da cabeça e o outro atrás da nuca.
Uma vez que a máscara esteja posicionada e presa corretamente, aperte com os dedos indicadores e polegares a pequena parte rígida ao redor do nariz. Isso deve virá-la em torno da borda do nariz e permitir que a máscara sirva melhor no formato do seu rosto.
Por fim, ajuste sua máscara. Certifique-se de que a parte superior da máscara cubra completamente o nariz e fique levemente abaixo dos olhos, e que a parte inferior da máscara cubra todo o queixo. No que diz respeito às máscaras cirúrgicas, esse ajuste sob o queixo deve ser realizado esticando a máscara, sendo que isto pode ser feito desdobrando as três dobras.
Para as máscaras cirúrgicas, se tiverem lados de cores diferentes, o lado azul sempre deve ficar pro lado de fora e o lado branco em contato com o rosto.
Retirando uma máscara descartável adequadamente
Nem sempre é dito e nem sempre pensamos nisso, mas garantir que a máscara seja removida da maneira adequada é tão importante quanto aprender a colocá-la corretamente!
Toque apenas nos elásticos (ou amarras) e nunca a própria máscara, especialmente a face externa, ou seja, a que não estava em contato direto com a boca. Caso contrário, se sua máscara interrompeu o vírus, parando-o em sua superfície, você ainda pode se infectar tocando na área contaminada e depois no seu rosto.
Tire sua máscara ao lado da lixeira onde planeja descartá-la, desta forma evita segurar ela até conseguir jogar fora. Não jogue diretamente na lixeira, coloque-a em um saco plástico, amarre este saco e jogue tudo na lata de lixo.
Então, lave bem as mãos, pelo menos 40 segundos, com água morna e sabão.
Colocar e tirar uma máscara reutilizável adequadamente
Certas recomendações fornecidas acima para máscaras descartáveis também se aplicam a máscaras reutilizáveis. Então, é importante não entrar em contato com a zona externa da máscara, deve-se tomar o cuidado de tocar apenas nas suas alças. Por outro lado, no que diz respeito ao posicionamento da máscara, esses modelos têm a vantagem de se posicionar bem ao redor do nariz e do queixo, facilitando uma boa hermeticidade do ar.
Contudo, é bom tomar cuidado para ajustar suas alças perfeitamente, de modo que elas não fiquem muito apertadas nem muito frouxas e, assim, garantam que a máscara possa desempenhar seu papel enquanto permanece confortável.
Podemos fazer nossas próprias máscaras (ou comprar máscaras caseiras)?
Com o aumento dos preços das máscaras FFP2 e até das máscaras cirúrgicas, muitos se perguntam se é possível fazer suas próprias máscaras. Mas mesmo que a caseira seja em princípio boa, é impossível fazer por conta própria uma máscara antivírus confiável.
O nível de proteção do FFP2 é realmente muito exigente e, ao menos que você disponha de equipamentos de ponta na tecnologia médica e um laboratório de testes em casa, será impossível produzir uma máscara que atenda aos critérios deste padrão.
E isto acontece por causa disto: o ar deve poder circular o suficiente para permitir que você respire, mas sem permitir a passagem de pequenas partículas como os vírus. Portanto, é muito mais que um simples tecido, ou outro material disponível no mercado, colocado na frente do nariz ou da boca após ser cortado e preso com duas faixas elásticas!
Para projetar máscaras de filtro, os fabricantes usam materiais muito específicos não disponíveis no mercado, modificam-nos para fazer filtros e os sobrepõem em várias camadas da maneira correta, para que todo o ar que passar pela máscara seja bem filtrado.
As máscaras são então testadas com vírus reais, o que novamente exige equipamentos de ponta, experiência, e instalações com normas e equipamentos de proteção adequados.
Estas máscaras caseiras, dão apenas um “sentimento de proteção“, podendo te comprometer, uma vez na verdade não podem protegê-lo contra o coronavírus. Podem inclusive ser menos eficazes do que uma máscara cirúrgica que, embora filtre menos que uma máscara FFP2 (nível mínimo de proteção para proteger contra o coronavírus), já atende a um nível de filtragem complexo suficiente para serem, tal como as máscaras FFP2, impossível de se projetar em casa, assim como qualquer produto com uma eficácia equivalente.
A barba é compatível com o uso de uma máscara?
Amigos barbudos, atenção! Na maioria dos casos (dependendo do formato da sua barba), será melhor raspar temporariamente sua barba se você for usar máscaras, enquanto a pandemia estiver ocorrendo, para garantir uma perfeita hermeticidade entre a máscara e a pele, caso contrário, o ar não filtrado pode contornar a máscara e gerar um risco de contaminação.
Algumas pessoas afirmam que os cabelos podem obstruir a válvula respiratória das máscaras que são fornecidas, mas na verdade o fato de haver uma área não hermética, devido aos cabelos presentes entre a máscara e a pele, que é realmente um problema.
Mas nem todos os homens barbudos estão no mesmo barco. Neste sentido, certos estilos de barba, bigode e real, permanecem compatíveis com o uso de uma máscara.
Em geral, qualquer pelo facial que possa entrar completamente na máscara sem excedê-la não apresentará nenhum risco em particular. Em outras palavras, as barbas que apresentam risco são aquelas cujos pelos entram em contato com as bordas da máscara.
Esta recomendação vem do CDC, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. E não foi dada por causa do coronavírus, mas antes (em 2017). Alguns sites de notícias franceses, por mais conhecidos que sejam, afirmam que a barba é compatível com o uso de máscara. Mas isto não é verdade, esta recomendação do CDC é totalmente válida, indiferente do motivo pelo qual está usando a máscara.
Como uma imagem é melhor que um longo discurso, aqui está o infográfico em questão do CDC, mostrando quais barbas são compatíveis ou não com o uso da máscara:
barba é compatível máscara
Avisos úteis sobre o coronavírus
Quando e como surgiu o coronavírus?
O coronavírus surgiu na China em dezembro de 2019 e foi oficialmente chamado de 2019-nCoV e, em seguida, de Covid-19. É o primeiro a ser contraído e depois transmitido entre animais. Cientistas suspeitam que o morcego seja o primeiro portador deste vírus, o qual teria contaminado o pangolim, um animal em risco de extinção.
Mas se a hipótese do morcego parece cada vez mais comprovada, a do pangolim é cada vez menor, no entanto, existe necessariamente um elo na cadeia de contaminação entre o morcego e o homem, o qual ainda precisa ser determinado corretamente.
Como o coronavírus é transmitido?
Uma vez que um ser humano é contaminado, o vírus é transmitido a outros seres humanos por via respiratória ou contato físico, mais especificamente através de gotículas de saliva, por menores que sejam. Este é o motivo pelo qual as máscaras são tão importantes no caso do coronavírus e tão essenciais para as pessoas infectadas.
Mas há outro modo de contaminação: o fato de tocar seus olhos, nariz ou boca depois de tocar em uma superfície contaminada (maçaneta da porta, telefone celular, teclado de computador, dinheiro, documentos, etc.).
O vírus pode sobreviver apenas algumas horas nessas superfícies fora do corpo. Você não precisa ter medo de receber, por exemplo, uma encomenda que entrou em contato com o vírus. Por outro lado, se uma pessoa infectada acabou de tocar uma superfície e em seguida você a toca, existe um risco, pois tocamos nossos rostos frequentemente e muitas vezes sem nem percebermos isso.
Quais são os sintomas do coronavírus?
A OMS estima que o período de incubação do coronavírus está entre um e oito dias. Os principais sintomas são:
Febre;
Tosse constante;
Dores musculares;
Dificuldade para respirar (nos casos mais graves);
Conjuntivite.
Enrique Carlos Lima
Depende de que tipo de mascara voce esta procurando se for uma simples em algumas farmacias voce consegue encontrar, mas se for algo mais especial tem que ir em lojas especializadas.
Olá. Você consegue comprar essas máscaras em qualquer farmácia de sua cidade, elas custam em torno de 10 a 20 reais. Caso não encontre lá, você pode encontrar também comprando pela internet ou até pessoas que vendem máscaras caseiras personalizadas.