Meu amigo sofre de câncer, e eu queria realmente apoiar ele. Alguém tem alguns conselhos de como posso ajudar ele nesse momento horrível ?
Meu amigo sofre de câncer, e eu queria realmente apoiar ele. Alguém tem alguns conselhos de como posso ajudar ele nesse momento horrível ?
Vários estudos comprovam que pessoas que possuem câncer e que tem forte apoio emocional tendem a se adaptar melhor às mudanças que a doença traz, e também costumam ser mais otimistas, tendo até uma qualidade de vida melhor. É exatamente por isso que pessoas com câncer precisam mais do que nunca do apoio de amigos.
O primeiro passo é entender como o câncer afeta a sua vida cotidiana, entenda o que você pode oferecer para o paciente com câncer. Personalizar a sua ajuda de acordo com o que ele mais gosta ou o que mais precisa é a melhor maneira de ajudá-lo.
O segundo passo é estar presente com ele durante esse momento difícil do câncer. Envie mensagens de textos ou faça ligações regulares para ele; Caso for visitar ele, faça uma ligação antes para confirmar e seja compreensivo caso ele não puder vê-lo naquele momento; Você também deve entender que alguns pacientes podem não querer falar, mas eles não gostam de ficar sozinhos; Tente visitá-lo em horários que não sejam fim de semana ou feriado, uma terça-feira por exemplo pode ser mais solitário do que uma noite de sábado; Não tenha receio de tocar, abraçar ou apertar a mão do seu amigo.
Uma preocupação que as pessoas tem é sobre não saber o que dizer para alguém com câncer. O mais importante não é o que você diz, e sim que você está lá para ouvi-lo. Deixe-o saber que você está lá para conversar sempre que ele quiser. O mais importante é ouvir sem sentir que precisa responder. Ás vezes, é mais importante o paciente com câncer ter um ouvinte atencioso do que uma boa resposta. Apesar de ser importante de que ele fale a maior parte do tempo, você deve ajudá-lo a manter um papel ativo na amizade, peça conselhos, opiniões e faça perguntas para ele, ele sentirá que você realmente confia nele.
Apesar de tudo, existem coisas que você também não deve fazer. A primeira coisa é não levar as coisas pro lado pessoa. É normal que uma pessoa com câncer seja mais quieta que o normal, queira ficar sozinha e até mesmo que ela fique com raiva. Não visite uma pessoa com câncer caso você estiver doente, com febre ou qualquer outra infecção. E o mais importante, nunca diga para a pessoa que tem câncer: “Posso imaginar como você deve se sentir” ou uma frase do tipo, porquê, realmente, você não consegue, a não ser que tenha câncer também.
E o último ponto a se levar em conta, é que algumas pessoas tem dificuldade em aceitar apoio, mesmo quando precisa. Não se surpreenda e nem fique magoado, caso seu amigo recusar sua ajuda. Esteja sempre mantendo contato e deixe-o saber que você estará disponível sempre que ele precisar.
Fonte: https://drmarcelbrunetto.com.br/amizade-e-cancer/