é perigoso uma pessoa se automedicar caso tenha algum sintoma mesmo já conhecendo a doença ? quais os riscos que a pessoa pode correr quando ela faz isso ?
é perigoso uma pessoa se automedicar caso tenha algum sintoma mesmo já conhecendo a doença ? quais os riscos que a pessoa pode correr quando ela faz isso ?
fmaria345
A automedicação NUNCA É RECOMENDADA, principalmente com doenças mais graves, como por exemplo o Covid-19, Tuberculose, Febre Amarela, entre outros.
Existem exceções de quando você pode se automedicar. Um exemplo básico é quando você está com uma leve dor de cabeça e você toma um dipirona. Essa é uma situação aceitável para se automedicar, desde que você não exagere na dose do remédio(sempre leia a bula antes de tomar qualquer remédio, até mesmo remédios mais leves como Dipirona), já que o Dipirona não é um remédio tarja preta.
A automedicação não é recomendada porquê um sintoma leve, como por exemplo a tontura, pode ocorrer por dezenas de motivos, inclusive doenças. É impossível saber qual é o motivo de você estar passando mal, ou qual doença você está tendo. Por isso ao se automedicar, você tem grandes chances de não conseguir resolver o problema, e ainda por cima piorar ela, já que a maioria dos remédios causam efeitos colaterais.
Em resumo, se você se automedica, além de você não conseguir resolver o seu problema, você ainda vai criar outros problemas, já que remédios podem causar efeitos colaterais como fraqueza, febre, etc…
O recomendado é você sempre ir a um médico quando não estiver se sentindo bem. Caso você não consiga ir no médico no momento e o sintoma for bem leve, como por exemplo uma dor de cabeça ou dor de barriga, você pode optar por remédios mais leves e que não tenham efeitos colaterais graves como um Dipirona ou um Neosaldina.
Caso seja um sintoma mais grave como tontura, vômitos e até mesmo sensação de desmaio, pare tudo que está fazendo e tente ir a um médico o mais rápido possível. Afinal existem doenças que ao se atrasar um minuto faz toda a diferença, como o AVC por exemplo.
Fonte: https://www.abctudo.com.br/automedicacao-o-que-e-perigos-e-porque-nunca-se-automedique/