As Inteligências artificiais são algoritmos que foram baseados na forma que nossos neurônios trabalham e são capazes de reconhecer padrões e aprender novas coisas por meio desses padrões e como usa-los para chegar ao seu objetivo.
Será que podem usar isso ao seu favor para nos superar ?
Sim, é possível. Até mesmo o próprio Stephen Hawking já afirmou que a evolução da tecnologia e da inteligência artificial pode ser um perigo para a humanidade.
A medida em que os humanos criam robôs e inteligência artifical que pensem por contra própria, elas vão evoluir e criar o próprio raciocínio ao longo do tempo, até chegar um dia em que eles vão chegar a conclusão de que o ser humano não é necessário para o planeta. Vamos supor que seja criado uma máquina para evitar o aquecimento global, cujo objetivo é acabar com tudo que prejudica o meio ambiente. Essa máquina vai identificando todos os motivos do aquecimento global, como poluição, fumaça, sujeira, calor, etc… Até uma hora em que ela identifica o ser humano como um grande potencial de aumento do aquecimento global, e logo chega a conclusão de que os humanos devem ser eliminados para evitar o aquecimento global.
Não que isso vá acontecer no futuro. È evidente que uma falha de planejamento no desenvolvimento de inteligência artificial possa criar um robô que acabe se rebelando contra os humanos com o tempo. Mas os desenvolvedores dessas inteligências artificiais já estão cientes desse perigo, e por isso tem uma equipe de planejamento inteira por trás dos robôs que estão sendo criados, para evitar esse desastre. Então, pode ter certeza, que se algo for criado a partir de hoje, ele com certeza foi bem planejado e bem estruturado para evitar esse tipo de transtorno.