Vamos supor que você é um ateu. Você está jantando com a sua família, e todos tiram um minuto para fazer oração na mesa. O que o ateu deve fazer nessa situação ? Ele apenas nega o ato de orar, ou vai e ora junto com eles ou sai da mesa?
Compartilhar
Um ano atrás, a minha irmã me chamou para ir em uma festa que estava tendo na igreja dela. Como eu sou ateu, eu não fazia muita questão de ir e inicialmente recusei, mas minha irmã insistiu tanto que no fim das contas acabei indo.
Quando chegamos lá, teve alguns comes e bebes, conversamos com alguma pessoas e foi tudo muito bem. No final da festa, o pastor da igreja chamou todos para fazer uma oração em conjunto para agradecer pela festa e tudo mais. Quando a oração em conjunto começou, eu olhei aos meus arredores e vi que tava todo mundo com as mãos levantadas, olhos fechados e começaram a orar. Eu óbviamente não ia orar, porém, eu fechei os olhos e levantei as mãos também. Fiquei assim até a oração terminar.
Quem chegou a me ver, viu que eu não estava orando, porém, perceberam claramente que apesar de eu não estar orando e nem nada, eu estava respeitando o momento das outras pessoas que estavam orando e além de tudo respeitando a crença e costumes deles.
Enfim, na minha opinião, se você estiver em um jantar de amigos ou família e eles começarem a orar, você não é obrigado a orar, mas também não precisa se recusar a sair da mesa ou coisa do tipo, afinal, todos estão lá para jantar, não pela oração ou porquê a religião pediu. Apenas feche os olhos e espere todos terminarem de orar.
Fazendo isso, você não só mostra que respeita a religião e a fé dos anfitriões, como também passa mais credibilidade por ser ateu, não sendo taxado como aqueles “ateus chatos” que todo mundo fala.